Conheça a equipe…

O nome SulBus Fotografias, surgiu através da paixão e hobby de dois irmãos por ônibus, buscando associar a região Sul do Brasil com o hobby de ônibus (“bus”), a junção formou o “SulBus”. Esse hobby, ele inciou lá pelos anos de 1990 lá no bairro Camobi, na cidade de Santa Maria – RS , quando os irmãs ficavam “colecionando empresas de turismo” olhando o encarte de turismo de um tradicional jornal do estado do Rio Grande do Sul. Ao mesmo tempo acompanhavam um dos tradicionais vestibulares, o da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) onde na época reunia diversas empresas de ônibus que na época traziam vestibulando de diversas cidades para prestarem vestibular na cidade. No entanto eles não tinham condições de adquirir uma câmera fotográfica, que na época era as de filmes e o preço era muito caro, por isso não podiam registrar os ônibus.

E essa admiração por ônibus sempre cresceu, em 1994, eles conseguiram comprar a primeira câmera fotográfica, uma câmera yashica mg-motor, onde a partir desse momento eles começaram aos poucos registrar alguns ônibus, e as primeiras fotos foram na Festa da Uva em Caxias do Sul – RS, com os lançamentos dos ônibus da carroceria marcopolo, como o paradisso 1800DD. No entanto, as condições financeiras não permitiam registrar mais ônibus por causa do preço dos filmes e revelação das fotos, o que tornava-se dificultoso. Mas eles sempre procuraram registrar ônibus em eventos/festas, como a oktoberfest, expointer…
E assim começa a paixão por ônibus, sempre que dava, procurava-se tirar fotos dos ônibus, no entanto, muitas deles eles estavam na frente dos ônibus, ou tirava muitas fotos com qualidade ruim, mas pensarmos que lá nos anos de 1997-1999 não informação de como tirar fotos, e fora que as vezes “queimava a fotos” por abrir o compartimento do filme sem querer…
Passados os anos, por volta de 2005 surge os celulares com câmeras fotográficas, na época em e com isso eles começam a registar os ônibus com os celular, mas ainda de forma “rústica”..o tempo vai passando…E em 2007 os irmãos se separam, onde o Cleverton Schmitt fica em Sta Maria e o Clederson Schmitt vai embora para Cruz Alta – RS para estudar Medicina Veterinária.
A partir daí, a paixão ainda continua florando, até que em 2007 o Clederson conseguiu comprar a sua primeira câmera fotográfica digital com um zoom óptico 4x Panasonic(que na época já era super bom) e o Cleverton com o celular Nokia que permitia tirar fotos com uma qualidade boa, mais tarde ambos trocam de celular e adquirem um Sansung BT-B5722 e lá em 2010 eles descobrem o site Ônibus Brasil e viram que existem outros apaixonador por ônibus.
Num primeiro momento, somente o Clederson conseguiu obter uma galeria no site em 2010 ainda e o Cleverton meses depois…

E com isso eles viram que precisava de uma câmera melhor, e aí adquirem um Sansung BW150F com um zoom óptico de 17x o que permite melhores fotos para poderem postar no site Ônibus Brasil (OB), e em 2012, surge a necessidade de criar um blog para postar as fotos que muitas vezes não eram aprovadas no ônibus brasil, aí surge o SulBus (www.sulbus.blogspot.com) onde ficou ativo até 2015. Mas eles viram que precisava de algum site semelhante ao do OB, e em 2015 resolvem entrar nas redes sociais para divulgar as fotos, sendo criado as páginas SulBus do Clederson Schmitt e o TchêBus do Cleverton Schmit. Posteriormente decidiram adquirir um plano de hospedagem grátis, mas como existia delimitação de espaço no disco, impossibilitou as postagem. E em 2017 resolveram aquirir um plano de hospedagem e voltam com o site www.sulbus.com.br sendo inicialmente só com a galeria de fotos.

Mas em 2018, resolveram que ele precisava ser um diferencial e trazer novidades das carrocerias de ônibus, aquisições de ônibus pelas empresas e outras informações e a partir de Abri de 2018, o site entrou com uma cara nova e a galeria de fotos esta no outro endereço (www.sulbus.tk) que pode ser acessado pelo site aqui, clicando no menu superior, Galeria de fotos.
A galeria de fotos está sendo atualizada e estaremos procurando sempre atualizar.

 

Confira as nossas galerias no Ônibus Brasil:

Convidamos a curtir nossas páginas no facebook:

 

E não deixe de curtir o nosso canal do Youtube com dicas de fotografias de ônibus e como editar fotos de ônibus para serem aprovadas pelo site Ônibus Brasil, clique aqui